Onde paramos com Peaky Blinders? (parte 1)

Analisar Peaky Blinders e discutir teorias e possibilidades é para mais de um post e Reddit. Mas ainda assim, necessário.

Depois de um hiato de dois anos, a sexta – e última – temporada já está sendo rodada, o que significa que daremos adeus (daremos mesmo?) aos Shelby no final de 2021 ou início de 2022. Originalmente iríamos até a temporada 7, mas agora a conclusão vem nos próximos 10 episódios e um filme (eba!).

Portanto, mesmo longe, vale recapitular onde paramos, aqui algumas perguntas que ainda precisam de respostas:

Tommy Shelby

O show runner já comentou em entrevistas anteriores que gostaria de regenerar Tommy Shelby, providenciando uma redenção à personagem controversa. Tommy é um anti-herói clássico, ele até pode cuidar e pensar na sua família, mas sua praticidade o induz a sacrificar até mesmo quem ele ama para conseguir o que quer.

Meio como Michael Corleone, de O Poderoso Chefão, sua meta era legitimizar os negócios dos Shelby, transformando todos em milionários no processo. Pode-se argumentar que já conseguiu, uma vez que o sempre inteligente Tommy jamais imaginou que sairia 100% do mundo do crime, apenas reduziria sua porcentagem até 10%. Enfim, atormentado como sempre, Tommy tem planos que não revela para ninguém, literalmente. Sabemos agora que quando ele disse a Grace na 1ª temporada que seu coração já era partido, que ele estava falando de seu primeiro amor, antes da guerra. A essa altura, o que restou do coração de Tommy está estraçalhado. No entanto, vamos lá?

  • O que Tommy realmente planeja para os Shelby?
  • Quem traiu Tommy em relação aos planos de Oswald Wosley?
  • Será que Tommy vai mesmo manter sua linha suicida e dar fim à sua vida?
  • Tommy e Polly vão se entender (e perdoar)?
  • Tommy vai aceitar e confiar em Michael depois de tê-lo excluído dos negócios dos Shelby?

Polly Gray

Polly Gray, ou Tia Polly, é Shelby de nascença e cuidou dos negócios da família quando os sobrinhos estavam na Guerra. Quando voltaram, cuidou da família, sendo uma mãe/amiga enquanto sofria secretamente pelos próprios filhos que “perdeu” quando jovem. Sempre foi a pessoa de maior confiança de Tommy, o que diz muito porque ele não considera ninguém.

Polly recuperou o filho Michael e sua relação com Tommy nunca mais voltou a ser a mesma desde então. Isso porque a partir daí ela ficou cega para as ambições do próprio filho. Polly prioriza Michael em tudo, mesmo quando não aceita que os parentes façam o mesmo. Agora que ele se casou, falta ver como ficará essa dinâmica.

A ver:

  • Como Polly vai reagir quando descobrir que o noivo, Aberama Gold (aparentemente) morreu na tentativa de matar Wosley?
  • Polly vai voltar atrás na sua demissão do grupo Shelby?
  • Quem Polly vai apoiar: Michael ou Tommy?

Michael Gray

O filho de Polly sempre foi meio suspeito. Criado longe dos Shelby, entrou para a vida do crime por opção, mesmo contra os desejos da própria mãe. Tem sua própria estratégia e planos, que não são nem alinhados nem compartilhados com Tommy. Em outras palavras, Michael quer o lugar de Tommy.

Depois de uma temporada nos Estados Unidos, Michael volta para casa acompanhado da mulher, a muito suspeita Gina Gray. Tommy sabe que Michael o traria se precisasse, como o fez quando trocou sua vida pelo segredo que Lucca Changretta ia atacar o primo. Tommy entendeu, mas não perdoou porque viu que Michael se coloca à frente da família. Além disso, os dois se desentenderam quanto aos negócios e Michael foi visto muito contrariado com sua redução de cargo no grupo. Não ajuda que Gina, que não quer ficar em Birmmingham, o esteja “ajudando” a se declarar independente.

Então:

  • Será que Michael é o grande traidor que furou o plano de Tommy contra Wosley?
  • Será que Michael está sendo manipulado por Gina e Wosley?
  • Será que Michael vai ignorar Tommy e trazer a máfia de Chicago para Birmmingham?

Oswald Wosley

O super vilão nunca escondeu de Tommy que ele sabe de tudo e sobre todos, conseguindo o que quer, na hora que quer, como a bailarina que não estava à disposição e que ele teve como quis. Dessa forma, ele já avisou a Tommy que tem fontes muito próximas a ele, portanto, pode – como fez – escapar dos planos de Tommy sobre ele.

As únicas perguntas sobre Wosley:

  • Quem o ajudou a escapar do atentado
  • O que vai fazer agora que sabe que Tommy está mesmo contra ele?

Há vários pontos duvidosos sobre Ada Shelby e outras personagens, mas basicamente as quatro questões acima são as principais dúvidas a serem respondidas na temporada final.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário